Neuroliderança: Seu cérebro pode te ajudar a ser um líder melhor

A liderança é a habilidade de inspirar, motivar e guiar uma equipe para alcançar objetivos comuns. Essa gama de capacidades é especialmente importante para cargos profissionais de liderança, mas existem vários fatores que podem influenciar o desempenho de alguém como líder, como personalidade, inteligência emocional e comunicação.

Por isso, cada vez mais tem se estudado o papel do cérebro no desenvolvimento de líderes, como no novo estudo “Da PNL para neuroliderança: baseado na ciência neuroliderança para o desenvolvimento de líderes e equipes”, publicado pela Atena Editora no International Journal of Health Science pelo Pós PhD em neurociências., Dr. Fabiano de Abreu Agrela em parceria com o neuro-ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho, o Médico Psiquiatra Dr. Francis Silveira, a Cirurgiã Plástica Dra. Elodia Ávila, o  MBA em gestão de projetos, Adriel Silva e outros especialistas.

“A combinação de PNL e neurociência oferece um poderoso conjunto de ferramentas para desenvolver líderes e equipes de alto desempenho no mundo dos negócios”, afirma o estudo.

O que é PNL?

A PNL, ou Programação Neurolinguística, é um método que busca entender e influenciar padrões de comportamento e pensamento para aprimorar a comunicação e o desenvolvimento pessoal. 

Como a neurociência ajuda na liderança?

De acordo com o Dr. Fabiano de Abreu, os conhecimentos em neurociências são importantes para ter um melhor autoconhecimento e, por consequência, um melhor desenvolvimento.

“Usar técnicas como mindfulness, visualização e ancoragem, junto com o entendimento do funcionamento do cérebro, ajuda os líderes a tomar decisões melhores, gerenciar pessoas e se comunicar de forma mais produtiva”.

“A neurociência e suas vertentes – neuromarketing e neurovendas – ajuda empresas a entender o comportamento dos consumidores e criar estratégias de venda mais eficientes, tornando essa abordagem uma poderosa aliada”

“Eu busco dar um novo significado à PNL, complementando-a com técnicas e conhecimentos da neurociência para a construção de uma abordagem mais robusta e eficaz. Inspirado por ela, desenvolvi um método que integra princípios da neurociência para o desenvolvimento pessoal e profissional, com foco em resultados comprovados”, explica.

5 habilidades importantes para ser um bom líder

– Comunicação simples e eficaz;

– Inteligência emocional;

– Tomada de decisão com avaliação de risco e cenários;

– Visão estratégica de longo prazo;

– Capacidade de adaptação.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Jennifer de Paula

Gestão, marketing e assessoria de imprensa.

A profissão de sucesso é a sua

Cadastre-se e seja mais um de nossos cases