As mulheres têm cravado a cada dia mais o seu lugar como empreendedoras em todo o Brasil, segundo uma recente pesquisa “Empreendedorismo Feminino 2022”, realizada pelo Sebrae, existem 10,3 milhões de mulheres empreendedoras no país.
No entanto, existem muitos percalços para atingir o sucesso empreendendo, alguns específicos das mulheres e outros que afetam todos os empreendedores, como é o caso da falta de educação financeira.
A educação financeira no Brasil
Segundo um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 77,9% dos consumidores brasileiros encerraram 2022 com dívidas a vencer, e 28,9% estão inadimplentes, ou seja, não conseguem pagar suas contas em dia.
Esse cenário revela um enorme problema: Apenas 35% dos adultos no Brasil são alfabetizados financeiramente, índice que se aproxima da média global.
Um diferencial de estabilidade nas empresas
De acordo com a empresária brasileira de destaque nos Estados Unidos, Sophia Utnick-Brennan, ter uma boa base financeira ajuda a empresa a sobreviver e ter mais estabilidade ao longo do tempo.
“A educação financeira é super importante para quem empreende, pois ajuda a cuidar melhor do dinheiro da empresa e evitar dívidas”.
“Isso aumenta as chances do negócio sobreviver e crescer com mais segurança, principalmente em momentos de crise, garantindo mais estabilidade e sucesso no futuro”, explica.
5 dicas para cuidar melhor das finanças da sua empresa:
1. Controle de caixa: Registre as entradas e saídas de dinheiro para saber exatamente como anda a saúde financeira do negócio;
2. Separe as finanças: Misturar contas pode causar confusão e prejudicar a gestão financeira da empresa;
3. Planeje seus gastos: Defina um orçamento claro e priorize investimentos que tragam retorno para o negócio;
4. Monitore suas dívidas: Fique atento a prazos e juros, e evite acumular dívidas desnecessárias;
5. Invista em educação financeira: Aprender mais sobre finanças ajudará a tomar decisões mais seguras e estratégicas.