Com a rotina da vida moderna cada vez mais exigente e desgastante, manter-se produtivo pode ser um desafio, especialmente diante de obstáculos como distrações, sobrecarga de trabalho e falta de motivação. No entanto, existem estratégias comprovadas pela ciência que podem ajudar a recuperar e aumentar a produtividade, permitindo que você possa atingir seus objetivos de maneira eficiente e satisfatória.
A especialista em comportamento empresarial, Simone Resende, compartilha dicas de como aumentar a produtividade e organizar sua rotina com pequenos passos que podem mudar sua vida.
1. Estabeleça metas claras e realistas:
Defina metas detalhadas e alcançáveis para orientar suas atividades. Isso ajuda a manter o foco e a motivação, dividindo tarefas complexas em etapas menores e mais gerenciáveis. “Metas pequenas e alcançáveis são preferíveis às metas grandes. Primeiro, elas são mais realistas e menos intimidantes, o que aumenta a motivação e a probabilidade de sucesso. Além disso, alcançar metas menores proporciona um senso de progresso e realização que mantém o impulso ao longo do tempo. Isso também permite ajustes mais rápidos e eficazes no plano de ação, caso necessário. Ao longo do tempo pode levar à realização de metas maiores”, afirma Simone.
2. Priorize tarefas
Identifique as tarefas mais importantes e urgentes e concentre seus esforços nelas. A técnica de Eisenhower, que classifica as tarefas com base em sua importância e urgência, pode ser útil. “Priorizar tarefas urgentes é preferível porque essas tarefas têm prazos imediatos ou consequências negativas se não forem concluídas rapidamente. Ao lidar primeiro com as tarefas urgentes, você evita a acumulação de problemas e reduz o estresse associado a prazos apertados ou situações críticas. Isso também permite liberar tempo e energia para lidar com tarefas importantes de longo prazo de forma mais eficaz, sem distrações imediatas”, destaca Resende.
3. Organize seu ambiente de trabalho:
Um ambiente limpo, organizado e livre de distrações pode aumentar significativamente a sua produtividade. Reserve um tempo para organizar sua mesa, eliminar itens desnecessários e criar um espaço propício para o foco e a concentração. “Um espaço organizado promove uma mente clara e focada, facilitando o foco nas tarefas. Um ambiente limpo pode melhorar o humor e a saúde, reduzindo o estresse e aumentando a energia e a motivação. Manter um ambiente limpo também facilita a localização de itens e materiais necessários, economizando tempo que seria gasto procurando por eles em meio à bagunça”, pondera a especialista.
4. Adote estratégias de gestão de tempo:
Utilize técnicas de gestão de tempo, como a técnica Pomodoro, que consiste em trabalhar por períodos curtos e concentrados, seguidos por intervalos de descanso. Isso ajuda a manter a energia e a concentração ao longo do dia.”Dividir o seu tempo em, por exemplo, blocos de 15 minutos de foco e 5 de descanso, promove a divisão do trabalho em intervalos gerenciáveis, o que ajuda a evitar a sobrecarga cognitiva e a fadiga mental. Ao trabalhar em períodos curtos e cronometrados, você pode manter um nível consistente ao longo do dia. Além disso, os intervalos regulares de descanso permitem recarregar a mente, aumentando a eficiência e a qualidade do trabalho. A técnica Pomodoro também ajuda a combater a procrastinação, pois a estrutura de tempo definida cria um senso de urgência e compromisso com as tarefas”, esclarece a profissional.
5. Pratique o autofeedback:
Avalie regularmente seu desempenho e identifique áreas de melhoria. Isso pode ser feito através do registro de suas atividades, análise de resultados e feedback de colegas, familiares ou supervisores. “Anote tudo! Pensamentos, observações. Entenda você e o que você está passando, o que está progredindo ou não. O autofeedback encoraja a responsabilidade pessoal e o desenvolvimento contínuo, capacitando indivíduos a serem mais conscientes e proativos em relação ao seu próprio crescimento e sucesso. Você não precisa iniciar 10 novos hábitos no primeiro dia. Faça algo novo e bom todos os dias. Insira hábitos aos poucos. Tudo bem se deixar algo de lado, anote e entenda por que procrastinou e comece novamente no dia seguinte. Mas sempre faça algo novo. Você se sentirá bem no final do dia”, pondera Simone.
6. Cuide da sua saúde mental e física:
O bem-estar pessoal é fundamental para a produtividade. Pratique exercícios físicos regularmente, mantenha uma alimentação saudável, durma o suficiente e reserve tempo para relaxar e recarregar as energias. “Isso proporciona resistência e vitalidade necessárias para enfrentar as demandas do dia-a-dia de forma eficaz. Além disso, a saúde mental influencia diretamente a capacidade de concentração, tomada de decisão e resolução de problemas. Práticas como gerenciamento do estresse, autocuidado, meditação, busca por apoio quando necessário e manutenção de um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Uma mente saudável está mais apta a lidar com desafios, a manter o foco e a criatividade, e a gerenciar eficazmente as emoções”, alerta Simone.
7. Estabeleça limites e diga não:
Aprenda a dizer não a tarefas que não contribuem para seus objetivos ou que sobrecarregam sua agenda. Estabeleça limites claros para o trabalho, evitando o excesso de horas extras e o esgotamento. “Estabelecer limites saudáveis é essencial para proteger sua própria energia, tempo e recursos. Ao dizer não a solicitações ou compromissos que não se alinham com suas prioridades ou capacidades, você evita o excesso de comprometimento e o esgotamento, permitindo que você se concentre no que realmente importa. Isso promove a autenticidade em seus relacionamentos e interações, ajudando a estabelecer expectativas claras e a construir laços mais saudáveis e respeitosos, onde você é capaz de expressar suas necessidades e limites de forma clara e direta” reflete Resende.
8. Busque constante aprimoramento:
Esteja aberto a aprender novas habilidades e técnicas que possam tornar seu trabalho mais eficiente. Invista em cursos de capacitação, leitura e participação em workshops relacionados à sua área de atuação e áreas de interesse. “Isso não apenas aumenta sua eficácia no trabalho, mas também abre novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Quanto mais você se aprimora, mais capacitado estará para enfrentar desafios, resolver problemas complexos e alcançar seus objetivos. Isso contribui para o aumento da autoconfiança e da autoestima, pois você se torna mais competente e seguro em suas habilidades e conhecimentos. O processo de aprendizado contínuo pode ser emocionante e gratificante, proporcionando um senso de realização e propósito à medida que você alcança novos marcos e metas”, conclui a especialista em comportamento empresarial
Ao adotar essas estratégias de Simone Resende e incorporá-las à sua rotina diária, é possível recuperar e aumentar a produtividade, alcançando melhores resultados pessoais e profissionais. A chave está em identificar as técnicas que funcionam melhor para você e aplicá-las de forma consistente e disciplinada.