Você conhece o Neuromarketing? Mesmo que ainda não saiba a definição exata, com certeza já foi influenciado por ele. A Pós Graduada com MBA em Marketing e Negócios Interativos, JenniferdePaula explicou que esse campo estuda o comportamento do consumidor a partir das lógicas de consumo. A estratégia está em entender os desejos, impulsos e motivações que levam as pessoas a escolherem determinado produto ou serviço.
Jennifer explicou que o neuromarketing traz inúmeras vantagens para um negócio. “Ele pode melhorar a tomada de decisões, já que ele entende os anseios do cliente; potencializa resultados; possibilita a criação de produtos personalizados e ainda aprimora cada experiência. Não tem como ignorar estratégias como essas”, disse.
A especialista contou que existem algumas técnicas que podem ser usadas para colocar os conceitos do neuromarketing em prática.
Storytelling – É, resumidamente, utilizar-se de histórias. “Através de narrativas conseguimos tocar o emocional de quem nos compra”, afirmou.
Gatilhos mentais – Segundo DePaula, essa é uma técnica para influenciar nas decisões de compra. “O gatilho da esperança chama a atenção do consumidor, trazendo soluções para problemas frequentes como aumentar o lucro de sua empresa. Já o gatilho do medo prende a atenção pelo receio que seu investimento dê errado e da empresa falir por inúmeros motivos.”
Além desses, conforme Jennifer, também existem os gatilhos da escassez, urgência, autoridade, reciprocidade, prova social, antecipação, novidade e simplicidade, por exemplo.